Com um punhado de ingredientes simples, dá pra transformar a sobra do seu feijão em um virado, ou tutu se preferir, cremoso e super saboroso, com pimenta cambuci bem douradinha, alho crocante e um toque final de salsinha fresca, que dá um frescor e cor pro prato. Essa receita é perfeita pra um almoço caprichado ou até mesmo pra reaproveitar as sobras com estilo!

Tutu de feijão
Ingredientes
- 3 xícara chá feijão cozido (com o caldo)
- ¼ xícara chá farinha de mandioca torrada
- 6 pimentas cambuci ,pode substituir por pimenta biquinho
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 2 colher sopa colheres sopa de azeite
- sal a gosto
Para Finalizar (opcional)
- calabresa frita ou ovo frito
- folhas de salsinha picada a gosto para servir
Preparo
- Lave, seque e corte as pimentas cambuci ao meio, mantendo o cabinho. Bata de leve na tábua pra tirar o excesso de sementes.
- Pique a cebola bem miudinha e fatie o alho bem fino (se quiser agilizar, usa um mandolim).
- Esquente uma panela média em fogo baixo, coloca 1 colher de azeite e ajeita as pimentas cambuci com o lado cortado virado pra baixo. Salpica um pouco de sal, tampe e deixa cozinhar por uns 7 minutinhos — elas vão dourar e ficar bem macias. Depois, vira rapidinho pra dourar o outro lado, mais 1 minutinho.
- Tira as pimentas da panela e reserva num prato. Na mesma panela, coloca o restante do azeite, junta o alho e deixa dourar por uns 2 minutos, mexendo de vez em quando. Depois, tira e reserva junto com as pimentas.
- Agora aumenta o fogo pra médio, joga a cebola na panela com uma pitada generosa de sal (tipo 1½ colher de chá) e refoga até murchar, uns 3 minutinhos.
- Acrescenta o feijão (com o caldo mesmo) e espera ferver.
- Vai adicionando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre até engrossar e virar um tutu cremosão.
- Transfere tudo pra uma travessa, coloca as pimentas e o alho por cima e finaliza com bastante salsinha picada e calabresa frita.
Dicas
- Pode colocar bacon picado no refogado da cebola, vai dar aquele gostinho defumado que combina demais com tutu.
- Se quiser um tutu mais firme, coloca um pouco mais de farinha de mandioca — vai mexendo até achar o ponto que você curte.
- Não tem pimenta cambuci? Dá pra usar pimentão verde pequeno ou até a biquinho, que também fica bom e não arde.
- Use feijão com caldo mesmo, isso é o que vai deixar o tutu cremoso, então nada de escorrer!
Esse tutu é o tipo de prato que salva o almoço com um sabor que parece que você passou horas cozinhando. Amo o toque das pimentas e aquele alho crocante por cima, faz toda a diferença. E a salsinha dá um frescor no final que equilibra tudo. Testa aí na sua casa e me conta se não ficou uma delícia!