Nada melhor do que um bom caldo de carne caseiro, né? Ele é perfeito para dar aquele toque especial em diversas receitas, desde sopas e risotos até molhos e carnes. Feito com ossos de boi, legumes frescos e algumas ervas, esse caldo é super nutritivo e cheio de sabor. Se você sempre quis saber como preparar um caldo de carne caseiro que vai deixar suas receitas ainda mais gostosas, vem comigo que eu te mostro!
Ingredientes
- 3 litros de água
- 1 kg de ossos de boi de preferência com tutano
- 2 colher (sopa) extrato de tomate
- 2 cenouras
- 2 cebolas médias
- 1 ramo de salsinha
- 1 alho-poró
- 2 talos de salsão aipo
- 3 dentes de alho
- 1 ramo de tomilho
- 1 colher de chá de grãos de pimenta-do-reino
- 2 folhas de louro
- Sal a gosto
Preparo
- Preparar os ingredientes: Corte as cebolas, o salsão, as cenouras e o alho-poró em pedaços grandes. Não precisa descascar, só lave bem.
- Assar os ossos: Preaqueça o forno a 220°C. Coloque os ossos de boi em uma assadeira ou forma e leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até estarem bem dourados. Isso ajuda a liberar o sabor dos ossos.
- Adicionar os legumes: Na mesma assadeira, adicione os legumes cortados e o extrato de tomate. Asse por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, para caramelizar os vegetais.
- Cozinhar o caldo: Transfira os ossos e os legumes para uma panela grande. Adicione a água, o alho, as folhas de louro, o tomilho, a salsinha e os grãos de pimenta-do-reino. Leve ao fogo alto até começar a ferver.
- Baixar o fogo: Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente por cerca de 4 a 6 horas. Vá retirando a espuma que se forma na superfície.
- Coar o caldo: Após o tempo de cozimento, coe o caldo com uma peneira fina ou um pano de prato limpo, descartando os ossos e vegetais.
- Ajustar o sal: Volte o caldo coado à panela, ajuste o sal a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos.
Dicas
- Ossos de boa qualidade: Use ossos com tutano e, se possível, de animais criados a pasto. Isso faz toda a diferença no sabor e na qualidade do caldo.
- Legumes frescos: Não economize na qualidade dos vegetais. Eles vão enriquecer o sabor do seu caldo.
- Cozimento lento: Quanto mais tempo você deixar cozinhando em fogo baixo, mais saboroso e nutritivo o caldo vai ficar. Se puder, cozinhe por até 12 horas.
- Congelamento: Faça uma quantidade grande e congele em porções menores. Assim, você sempre terá caldo caseiro à mão para usar em diversas receitas.
Esse caldo de carne caseiro é simplesmente maravilhoso! Dá um toque especial em qualquer prato e é muito mais saudável do que os caldos industrializados. Tenta fazer aí na sua casa e depois me conta como ficou.