E aí, quem não ama um bolinho de chuva bem feitinho? Sabe aquele lanche perfeito para as tardes chuvosas ou para aquele café da tarde gostoso? O bolinho de chuva é isso e muito mais! Feito basicamente de farinha, açúcar e ovos, esse quitute é frito até ficar douradinho e crocante por fora, mas super fofo por dentro. E para deixar tudo ainda mais gostoso, nada melhor do que uma chuva de açúcar e canela por cima, né?
Bolinho de Chuva
Ingredientes
- 2 ovos
- 2 xícara (chá) farinha de trigo
- 1 xícara (chá) açúcar
- 1 xícara (chá) água morna
- 2 colher (sopa) manteiga
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- ½ colher (chá) sal
- óleo para fritar
- açúcar e canela em pó para polvilhar
Preparo
- Em uma tigela, misture os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal até obter uma massa homogênea.
- Adicione alternadamente o leite e a farinha de trigo à mistura, mexendo continuamente com uma colher.
- Acrescente o fermento e misture bem.
- Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo alto e, quando estiver quente, reduza para fogo médio.
- Com duas colheres de sobremesa, molde os bolinhos. Pegue uma porção de massa com uma colher e transfira para a outra colher até formar uma bola arredondada.
- Com cuidado, coloque os bolinhos no óleo quente e deixe fritar até dourarem.
- Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha para escorrer o excesso de óleo.
- Em um prato fundo, misture açúcar e canela em pó. Passe os bolinhos nessa mistura até que estejam completamente cobertos.
- Sirva os bolinhos de chuva em seguida e aproveite!
Dicas
- Fritura perfeita: Para o bolinho ficar perfeito, o óleo precisa estar bem quente, mas não fumegando, tá? Se o óleo não estiver quente o suficiente, o bolinho absorve muito óleo e fica oleoso.
- Variação gostosa: Que tal jogar um pedacinho de banana ou de maçã na massa antes de fritar? Isso dá um toque especial e faz toda a diferença!
- Para os pequenos: Fazer essa receita com as crianças pode ser um passatempo divertido. Eles adoram colocar a mão na massa e é um jeito gostoso de passar o tempo juntos.
- Conservação: Se sobrar (o que eu duvido muito), você pode guardar os bolinhos em um recipiente fechado por até 2 dias, mas eles são melhores quando comidos na hora.
E então, o que achou? Se jogar nessa receita é garantia de um lanche delicioso e de momentos super agradáveis. Agora, mão na massa e depois me conta como ficou! E não esquece de chamar a família ou os amigos para saborear esses bolinhos maravilhosos com você!