Lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e adicione 1 colher (chá) de sal (dica para a vida: sempre cozinhe batata em água fria).
Cozinhe em fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe para médio e cozinhe por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias. Espete com um garfo para verificar. Não cozinhe demais, para evitar um purê aguado.
Desligue o fogo e escorra bem as batatas em um escorredor. Enquanto isso, aqueça o leite em uma panela pequena em fogo baixo – não precisa ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura das batatas.
Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor de volta à panela. Leve ao fogo médio, acrescente o leite aquecido e mexa com um fouet para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma pitada de noz-moscada.
Desligue o fogo, adicione 2 colheres (sopa) de manteiga gelada e misture bem – a temperatura da manteiga é outro segredo para um purê cremoso.
Retire da panela e sirva.