Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média) e unte duas formas com óleo para evitar que o pão de queijo grude nelas.
Em uma panela pequena (ou fervedor), leve a água e o óleo ao fogo médio até ferver. Enquanto isso, em uma tigela grande, misture os polvilhos com o sal. Ao medir o polvilho, encha a xícara medidora até formar um montinho leve e, em seguida, nivele com uma faca.
Assim que a mistura de água e óleo ferver, despeje gradualmente sobre o polvilho, mexendo bem com uma colher de pau (ou espátula firme) até incorporar todo o líquido. Aguarde até que a massa amorne. É crucial esperar esse tempo, pois se estiver quente, os ovos adicionados cozinharão e o queijo ralado derreterá, prejudicando o resultado final.
Quando o polvilho escaldado estiver morno, adicione o queijo ralado e misture bem com as mãos. A massa ficará pesada nesta etapa, mas é mais fácil misturar os ingredientes manualmente.
Em uma tigela pequena, quebre os ovos um de cada vez para garantir que não haja ovos estragados e adicione à massa, amassando bem a cada adição para incorporar completamente. A textura da massa pode ficar um pouco rústica, com pequenos grumos de polvilho e pegajosa, mas isso é normal. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados, sem que a parte líquida do ovo fique separada.
Antes de modelar os pães de queijo, retire qualquer massa que esteja grudada nas mãos com uma colher e lave e seque as mãos. Para modelar os pães, unte as mãos com um pouco de óleo, pegue uma porção da massa (aproximadamente 3 colheres de sopa) e enrole até formar uma bola do tamanho de uma bola de golfe. Coloque os pães de queijo modelados nas formas, deixando espaço entre cada um, pois eles irão crescer durante o cozimento.
Asse no forno por cerca de 40 minutos, até que os pães cresçam e fiquem dourados. Retire do forno e sirva com um bom copo de café.